Plataforma eletrônica oferece seguro para planta de seringueira
O clima instável observado este ano nas regiões produtoras do Brasil coloca em risco os investimentos dos produtores rurais. Lavouras e florestas ficam totalmente expostas às intempéries e os prejuízos podem ser incalculáveis. A plataforma BolsaAgro Seguros, administrada pela Bolsa Brasileira de Mercadorias e pela corretora AgroSeguros, oferece coberturas para uma série de culturas diferentes, incluindo plantas de seringueira. A ferramenta, que funciona de forma totalmente digital, permite a contratação de apólice para eventos como incêndio, raio, ventos fortes e outros fenômenos meteorológicos que envolvem seca, granizo, geada, tromba d’água e chuvas excessivas e até para danos causados por queda de aeronave.
O valor em risco segurado pode chegar a R$ 209.805,00 em uma área plantada de 10 hectares, por exemplo. O seguro atende a todo território nacional e é emitido pela Mapfre, tradicional seguradora no segmento do agronegócio. As corretoras de mercadorias associadas à BBM, participantes dos leilões de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro), promovidos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), estão aptas para atuar na contratação de seguros para produtores de látex.
O produtor segurado precisa estar enquadrado em alguns requisitos como, por exemplo, não possuir dívidas no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin). Outro ponto importante é que a proposta de seguro será submetida ao Ministério da Agricultura e Pecuária para a concessão do benefício, conforme os critérios exigidos pelo programa.
O seguro para plantas de seringueira protege áreas florestais que tenham fins comerciais para extração do látex. Como o investimento em florestas é alto e o retorno é de longo prazo, o seguro torna-se fundamental para mitigação de riscos. A indicação é que a contratação seja feita desde o início do cultivo como forma de proteger as plantas em todo o ciclo, que pode durar mais de 30 anos.
O prêmio cobrado pela apólice do seguro florestal e o limite máximo de indenização têm como base de cálculo os critérios considerados no momento da contratação. Lembrando que o produtor rural pode contar com benefícios governamentais que subsidiam parte do prêmio. Além da participação federal, é possível também contar com subvenção estadual, como no caso de São Paulo.
Seringueira no Brasil
A seringueira é a árvore produtora do látex utilizado na fabricação da borracha natural. As espécies são encontradas em todos os estados da Região Amazônica e em outros. Atualmente, o maior produtor de látex do Brasil é o estado de São Paulo, isso deve-se às produções no noroeste do estado, na região de São José do Rio Preto. Em todo país, centenas de pequenos produtores rurais vivem do extrativismo tradicional do produto e a atividade é muito importante para a economia de diversas regiões. Estima-se que o BR produza hoje cerca de 200 mil toneladas de borracha natural por ano. Em termos globais, a liderança na produção fica no Sudeste Asiático.